Unicesumar - Cursos a Distância de Graduação, Pós-graduação e MBA.

Graduação EAD

Validação em Teologia a Distância

Edital do Processo Seletivo

O Programa de Validação de Créditos em Teologia é dirigido a pessoas que venham de Cursos livres de Teologia oferecidos por seminários, faculdades teológicas ou instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa cristã. Com o reconhecimento dos cursos de Teologia no Brasil pelo MEC, obteve-se a possibilidade, a partir de 2004, do aproveitamento desses créditos conforme Parecer 0063/2004 do CNE/CES. Por meio do educação a distância, a Unicesumar possibilita o complemento da carga curricular em Teologia e o acesso ao diploma superior.




PASSOS PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO
1. LEIA ATENTAMENTE O EDITAL DO PROCESSO SELETIVO
2. PREENCHA TODO O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO E AO FINAL RECEBA O SEU NÚMERO DE INSCRIÇÃO;
3. APÓS O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO EMITA O BOLETO DE PAGAMENTO DA TAXA DE EXPEDIENTE (R$ 50,00) E PAGUE-O NA REDE BANCÁRIA OU CASAS LOTÉRICAS.
4. OS DOCUMENTOS SOLICITADOS NO ÍTEM 6.5 DO EDITAL DEVERÃO SER ENTREGUES NO POLO DE APOIO PRESENCIAL ATÉ A DATA DESCRITA NO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO.

1. Calendário do Processo Seletivo - Módulo III 2015.
Limite de Inscrições (captação para o processo seletivo até: 25/07/2015
Entrega de documentos no polo até: 25/07/2015
Data limite de envio de documentos pelo polo de apoio presencial (malote) para a sede:27/07/2015
Data final de recebimento de documentos na logística dia: 30/07/2015
Data final do vencimento de boletos até: 07/08/2015
Data final de geração de RA na secretária acadêmica: 15/08/2015
Encerramento de protocolos em aberto de candidatos sem documentos na secretaria acadêmica: 15/08/2015
Início das aulas de Teologia: 03/08/2015

2. Das Inscrições.
2.1 - Para fins de efetivação de sua inscrição e posterior matrícula, o candidato deve comprovar por meio do envio dos documentos solicitados no item 6.5:

a) Comprovação do certificado de Conclusão do Ensino Médio, equivalente ou certificado de Conclusão de graduação;
b) Que o Curso de Teologia teve a duração mínima de dois anos e carga horária igual ou superior a 1600 horas aulas;
c) Que concluiu integralmente o Curso de Teologia e, em acréscimo, apresentar a matriz curricular com a carga horária das disciplinas cursadas e os seus respectivos programas;
d) Que o curso foi na modalidade presencial e sequencial em território nacional.
e) O curso deve ter sido oferecido na modalidade equivalente a curso livre ou de ensino superior e ter sido em Teologia, não se aceitando outra designação;
f) No momento da inscrição, o polo de apoio presencial fará uma conferência preliminar dos documentos, mas isso não garante a aprovação na análise documental/curricular. Esta conferência inicial levará em conta apenas aspectos preliminares dos documentos.
g) Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta.
h) Não serão aceitas inscrições com apenas declaração de conclusão do Curso de Teologia se não estiver acompanhada do Histórico e Matriz Curricular do Curso de Teologia.
i) Todos os documentos escolares supracitados deverão estar em papel timbrado e carimbo institucional, além de assinados pelos responsáveis das respectivas instituições de ensino.
j) O recolhimento da taxa de inscrição não garante a efetivação da inscrição se não forem cumpridas as demais formalidades previstas no regulamento.


2.2 - A inscrição implica o conhecimento e a aceitação de todas as normas e instruções estabelecidas no presente edital, assim como a assinatura do contrato.

3. Da Seleção dos Candidatos.
3.1 - A seleção dos candidatos constará da:

a) Análise do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, equivalente ou Certificado de Conclusão de graduação;
b) Análise de Histórico Escolar e da Matriz Curricular do Curso de Teologia Cursado.
c) O candidato não será aprovado na análise documental e curricular se a sua documentação não corresponder com as exigências legais e do Regulamento.
d) Os documentos dos candidatos que não forem selecionados estarão à sua disposição nos polos de apoio presencial para serem retirados por dois meses a contar da data da divulgação do referido resultado. Passado este prazo os documentos serão incinerados e/ou inutilizados.


4. Do Aproveitamento de Créditos
4.1.1 - O aproveitamento de crédito será deferido tão somente se a disciplina cursada apresentar carga horária igual ou superior à da disciplina objeto do pedido de dispensa, bem como conteúdo programático compatível com os oferecidos pelas disciplinas da Matriz Curricular do Curso de Bacharel em Teologia da UNICESUMAR;
4.1.2 - O total de créditos a ser aproveitado não poderá exceder a 80% (oitenta por cento) dos créditos exigidos para a integralização do curso de graduação de Teologia da UNICESUMAR;
4.1.3 - Os Egressos de Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições congêneres deverão cursar, no mínimo, 20% (vinte por cento) da carga horária exigida para a obtenção do diploma do Curso Superior de Teologia, Bacharelado, além das disciplinas ou equivalentes em que não tenha obtido aproveitamento.
4.2 - Os créditos a serem aproveitados através das disciplinas cursadas em outras Instituições de Ensino Superior não dispensarão o aluno do cumprimento da totalidade dos créditos proposto no programa específico de aproveitamento de créditos do curso de Bacharelado em Teologia da UNICESUMAR.


5. Da Convocação dos Classificados.
5.1 - A UNICESUMAR somente considerará oficiais e válidos os Editais e as listas de candidatos classificados que forem publicados ou divulgados em seu site ou Polos de Apoio Presencial.
5.2 - Será considerado desistente o candidato convocado que não efetuar a matrícula na data e horário estipulados no cronograma constante neste Edital e deixar de apresentar os documentos exigidos no item 6.5.



6. Da Efetivação da Matrícula.
6.1 - A matrícula deve ocorrer impreterivelmente na data fixada neste Edital para o processo seletivo vigente.
6.2 - O Processo Seletivo só tem validade para o período letivo para o qual tenha sido realizado.
6.3 - É condição de matrícula ter sido o candidato classificado no Processo Seletivo pela analise de documentação.
6.4 - A matrícula do candidato implica a concordância e aceitação das normas que regulamentam o Curso de Bacharelado em Teologia da UNICESUMAR.
6.5 - A inscrição e a posterior matrícula somente serão efetivadas mediante a apresentação dos seguintes documentos*:
I. 2 (duas) fotocópias autenticadas do Histórico Escolar do Ensino Médio, equivalente ou histórico de graduação), acompanhado do Certificado de Conclusão; (constando todas as assinaturas e suas respectivas identificações (nome por extenso) e função - legível e sem cortes.
II. 2 (duas) fotocópias autenticadas do Diploma do Ensino Médio, nos casos de cursos Técnico-Profissionalizantes (Contabilidade, Normal, etc.) ou o diploma e o histórico de graduação; o candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio no exterior deverá apresentar prova de equivalência de estudos fornecida pela autoridade competente com tradução pública, comumente conhecida como tradução juramentada.
III. 1 (uma) fotocópia autenticada do Certificado/Diploma do Curso de Teologia (constando todas as assinaturas e suas respectivas identificações - nome por extenso), legível e sem cortes.
IV. 1 (uma) fotocópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Teologia (duração mínima de dois anos e carga horária igual ou superior a 1600 horas aulas, data de início e conclusão do curso (dia/mês/ano), notas, critério de avaliação ? aprovado ou reprovado -, média mínima para aprovação, todas as assinaturas com suas respectivas identificações - nomes por extenso) e, em acréscimo, apresentar a matriz curricular com a carga horária das disciplinas cursadas e os seus respectivos programas nos anos correspondentes, legíveis e sem cortes.
V. 1 (uma) fotocópia autenticada da Cédula de Identidade de Registro Geral (RG); Cédula de Identidade ou documento de identidade expedido pelas Forças Armadas; Carteira de Identidade para estrangeiros emitida por autoridade brasileira; ou ainda Cédula de Identidade expedida pelo Ministério da Defesa (estas últimas, válidas na data da inscrição); (Para emissão de diploma se faz necessário a data de emissão)
VI. 1 (uma) fotocópia autenticada do Cadastro de Pessoa Física - CPF; (Para emissão de diploma se faz necessário a data de emissão)
VII. 2 (duas) fotografias 3x4, recentes e iguais;
VIII. 1 (uma) fotocópia do Comprovante de Endereço atualizado;
IX. 1 (uma) fotocópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento.

Parágrafo Único - Cinco meses após a sua matrícula, o aluno deverá entregar no seu Polo de Apoio Presencial, 1 (uma) fotocópia das Ementas ou Conteúdo Programático das disciplinas cursadas;

6.6 - O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio e/ou Graduação em Teologia no exterior deverá apresentar prova de equivalência de estudos fornecida por autoridade educacional competente em data anterior à matricula com tradução pública, comumente conhecida como tradução juramentada;
6.7 - A ausência de pedido formal de cancelamento de matrícula, por parte de alunos desistentes, implica a continuidade de seu débito para com a UNICESUMAR, inclusive das parcelas vincendas.


7. Do Valor, do Pagamento das Mensalidades e da Duração do Curso.
7.1 - O valor de cada mensalidade está fixado em R$ 333,62 (trezentos e trinta e três reais e sessenta e dois centavos)
7.2 - No ato da matrícula, deverá ser efetuado o pagamento da 1ª mensalidade e assinado o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, confirmando assim a sua inscrição no curso de validação em teologia. As 12 (doze) mensalidades restantes deverão ser pagas até o dia 10 de cada mês com desconto de 10% (dez porcento).
7.3 - Convocação: a listagem dos candidatos classificados será publicada no site da UNICESUMAR www.ead.cesumar.br.
7.4 - O curso terá duração mínima de 12 meses. Ficando expressamente impossibilitado a antecipação de disciplinas, adiantamento do certificado de conclusão de curso ou a emissão de declaração de equivalência para disciplinas não cursadas no curso de validação de teologia da UNICESUMAR.

8. Das Aulas e Das Avaliações.
8.1 - Em cumprimento ao Parecer 0063/2004 do CNE/CES de 19/02/2004 e dispostos no item 4 deste Edital, as disciplinas deste Programa de Validação serão ministradas na modalidade a distância, cabendo ao candidato aprovado e já matriculado:

a) Cursar as seguintes disciplinas obrigatórias:
1. Introdução à Psicologia-80h;
2. Teologia, Aconselhamento e Capelania Cristã-80h;
3. Evangelização e Questões Urbanas-80h;
4. Teologia e História da Missão-80h;
5. Métodos de Exegese e Hermenêutica Bíblica-80h;
6. Teologia, Comunicação e Novas Mídias-80h;
7. Ciência da Religião-80h;
8. Temas Atuais em Teologia-80h;
b) O aluno deverá cumprir ainda no mínimo de 38 horas de atividades complementares.
c) Assistir às aulas VIA INTERNET (para assistir às aulas via Internet é necessário um computador com conexão banda larga, não incluso no valor das mensalidades e de responsabilidade do aluno) ou no POLO DE APOIO PRESENCIAL.

d) Para consultar a relação do POLO DE APOIO PRESENCIAL mais próximo segue informações logo abaixo no site.
e) As aulas serão disponibilizadas às segundas-feiras a partir das 19h10 (horário de Brasília).
8.2 - A AVALIAÇÃO OBRIGATÓRIA acontecerá ao final de cada disciplina, em data e horários agendados pela Coordenação do Curso. Esta avaliação contempla os assuntos do Conteúdo Programático, as atividades de estudo, fóruns aulas sob demanda e encontros desenvolvidos no período, sendo realizada para cada disciplina em particular.

9. Sobre a Colação de Grau
9.1 Considerando o Calendário de Colação de Grau dos Cursos de EAD da Unicesumar informamos que os alunos:
a) Concluídos nos EIXOS D.

54 e A.51: Colam Grau no mês de Agosto de cada ano; b) Concluídos nos EIXOS B.52 e C.53: Colam Grau no mês de Fevereiro de cada ano.

10. Dos Casos Omissos.
Os casos omissos ou duvidosos em relação a este edital serão resolvidos pela Coordenação do curso em conjunto com a Diretoria Pedagógica e Reitoria.

Maringá, 20 de Maio de 2015.
Prof. Wilson de Matos Silva
Reitor

Mercado de trabalho

- Atuação eclesiástica (igreja);
- Capelania hospitalar, empresarial, escolar, militar e plataformas marítimas;
- Docência no Ensino Religioso e em Teologia;
- Editoras, na produção de revistas e livros voltados para a religião.
- Atividades em ONG's de atendimentos religiosos e sociais;
- Desenvolvimento de pesquisas na área da Teologia e das Ciências da Religião e áreas afins.

O Perfil do profissional

- Integrar várias áreas do conhecimento teológico para elaborar modelos, analisar questões e interpretar dados em fidelidade com a Sagrada Escritura e a Tradição Cristã;
- Analisar criticamente conceitos teológicos e opções pastorais quanto ao seu conteúdo, sua consistência e interesse social;
- Assessorar instituições confessionais ou interconfessionais, educacionais, assistenciais e promocionais em âmbito teológico, tanto teórico quanto prático;
- Desenvolver pesquisa científica em área teológica.

Mais detalhes sobre o curso de Graduação EAD
Validação em Teologia a Distância

Curso Reconhecido pela Portaria MEC nº 197 de 13 de Maio de 2013 e regido pelo Parecer 0063/2004 do CNE/CES.
Duração: mínimo de 12 meses.
Título: Bacharel.
Turno: Noturno.
Carga Horária: 640 horas.
Atividades Complementares: 38 horas.
Aula: Segunda-feira das 19h10 às 20h50 - Horário de Brasília
  • 1º MÓDULO
  • TEOLOGIA, DIACONIA E AÇÃO COMUNITÁRIA
  • TEOLOGIA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO CRISTÃ
  • TEOLOGIA SISTEMÁTICA II
  • TEOLOGIA, LIDERANÇA E GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES
  • HISTÓRIA DO CRISTIANISMO E DA SOCIEDADE MODERNA E CONTEMPORÂNEA
  • TEOLOGIA, ACONSELHAMENTO E CAPELANIA CRISTÃ
  • CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
  • HISTÓRIA DO CRISTIANISMO, DA SOCIEDADE ANTIGA E MEDIEVAL
  • CELEBRAÇÃO CULTICA I
  • INTRODUÇÃO A TEOLOGIA
  • HEBRAICO BÍBLICO
  • TEOLOGIA DO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO
  • PANORAMA BÍBLICO DO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO
  • CELEBRAÇÃO CULTICA II
  • EXEGESE E ESTUDOS BÍBLICOS NO ANTIGO TESTAMENTO
  • GREGO BÍBLICO
  • TEOLOGIA E PRÁTICA MINISTERIAIS
  • FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA
  • METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEOLOGIA PRÁTICA
  • TEOLOGIA SISTEMÁTICA I
  • INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
  • HISTÓRIA E SOCIEDADE DO AT E NT
  • CELEBRAÇÃO CULTICA III
  • EXEGESE E ESTUDOS BÍBLICOS NO NOVO TESTAMENTO
  • TEOLOGIA, PRÁTICA DE HOMILÉTICA E LITURGIA
  • 2º MÓDULO
  • TEOLOGIA E HISTÓRIA DA MISSÃO
  • EVANGELIZAÇÃO E QUESTÕES URBANAS
  • 3º MÓDULO
  • MÉTODOS DE EXEGESE E HERMENÊUTICA BÍBLICA
  • TEOLOGIA, COMUNICAÇÃO E NOVAS MIDIAS
  • 4º MÓDULO
  • TEMAS ATUAIS EM TEOLOGIA
  • CIÊNCIA DA RELIGIÃO
Valor da Parcela R$ 333,62
10% Desconto de Pontualidade. Valor para pagamento no vencimento R$ 300,26